Motora

As 4 estratégias da marca mais valiosa do Brasil

Conheça atitudes da estratégia de marca do Itaú para adotar agora!

Segundo o Ranking BrandZ, o Itaú foi considerado a marca mais valiosa do Brasil no ano de 2020. Muitos são os fatores que podem contribuir para um resultado desse tamanho, inclusive, alguns milhões investidos em marketing. No entanto, algumas das estratégias da gestão de marca do Itaú podem ser abraçadas por qualquer tamanho de empresa e cabem até nos orçamentos mais apertados. Vamos falar sobre algumas delas?

NÃO TENHA MEDO DE SER DIFERENTE

Você pode até não lembrar, mas nem sempre o Itaú teve o laranja como marca registrada. Foi só com quase 10 anos de existência que a empresa decidiu adotar a cor, inspirada num tom de marca texto, como peça chave da sua identidade visual. Na época, todas as marcas de bancos utilizavam apenas o preto e branco e, o próprio nome, Itaú, significa “pedra preta” em tupi-guarani. Como explicar então a mudança? A resposta é simples: estratégia de marca. 

Apesar de posicionarem bem a empresa dentro do segmento dos bancos, as cores preto e branco desapareciam na paisagem urbana. com isso, perdia-se a chance de aproveitar a arquitetura das agências como um ponto de diferenciação. Utilizar uma cor própria e chamativa foi, portanto, uma solução de design que deu ao banco uma presença forte e única. É claro que para atingir esse resultado foi preciso muita coragem dos gestores para tomar uma decisão que vinha de encontro com as estratégias do maiores concorrentes do mercado.

ABRACE AS MUDANÇAS

Chegou a hora de aceitar: empresas que resistem às mudanças estão fadadas ao fracasso. O Itaú não chegaria ao posto de marca mais valiosa do Brasil se não estivesse constantemente se atualizando frente às principais mudanças tecnológicas e sociais do nosso tempo. E essa atualização faz parte não apenas do discurso da marca (que passa a abordar causas relevantes para a atualidade), mas pela cultura corporativa. Porque, mais do que se adaptar, é preciso criar um ambiente no qual as pessoas se sintam estimuladas, desafiadas e inspiradas por novidades. 

É por isso que deixar a desconfiança de lado e abraçar transformações, sejam elas culturais, sociais ou tecnológicas, pode ser o empurrão que sua estratégia de marca precisa para alcançar um novo patamar na cabeça dos seus clientes.

Conheça o iti, aplicativo que permite pagamentos e transferências com o  cartão de crédito

PROPORCIONE EXPERIÊNCIAS

Seres humanos são cativados por experiências agradáveis e tendem a rejeitar tudo aquilo que é muito difícil ou complicado, afinal somos animais preguiçosos por natureza. É por isso que a marca mais valiosa do Brasil investe em equipes especializadas em transformar cada um de seus produtos em experiências extremamente prazerosas. Desde o uso de ilustrações que tornam a comunicação mais humana e amigável até o design dos aplicativos, proporcionar uma boa experiência está no cerne das ofertas do banco.

E você? Já se colocou no lugar do seu cliente? Já mapeou a jornada dele desde o primeiro contato com a sua marca até o pós-venda? O design centrado no usuário é mais do que uma tendência e precisa fazer parte da sua estratégia de marca já!

Como usar o novo Itaú Bike Rio de Janeiro?

PENSE ALÉM DO SEU PRODUTO/SERVIÇO

Não é de hoje que começamos a discutir o propósito das empresas para além do lucro. Está na hora de se perguntar: que benefícios eu trago para a vida do meu cliente, para além do meu produto ou serviço?

A Motora adota esse pensamento na prática. Por exemplo, por aqui nós tocamos projetos autorais, como o Designer Gráfica: um portal que mapeia e entrevista outras mulheres designers. Com esse projeto, não apenas reforçamos nosso posicionamento enquanto uma empresa que preza pela diversidade como, de fato, criamos impacto positivo no nosso mercado. Aliás, se você ainda não segue o DG, tá comendo mosca 😉 @designer.grafica