Motora

Branding e restaurantes

Que o termo branding está se tornando cada vez mais popular e conhecido, isso não é novidade, mas você sabe de fato o que é e para que serve essa atividade? Você sabe quais benefícios um projeto de branding pode trazer aos negócios, especialmente para as donas ou donos de lojas e restaurantes? Bem, é exatamente sobre isso que decidimos falar hoje, então se você está em busca de aumentar a relevância do seu negócio e da sua marca de maneira estratégica, é só continuar lendo.

O que é branding e por que é diferente de logotipo ou “logomarca”?

O branding é um modelo de gestão estratégica para empresas pautada na valorização dos seus diferenciais competitivos, para guiar toda e qualquer tomada de decisão. Isso quer dizer que as formas e as cores do logotipo são apenas alguns dos aspectos envolvidos nesse conceito. Toda a parte de design gráfico abraça a identidade visual da marca, enquanto que o branding tangibiliza a identidade como um todo do negócio: envolve a cultura corporativa, a comunicação verbal, os esforços de marketing e relações públicas etc.

A confusão entre o uso desses dois termos é bastante comum e recorrente por um motivo muito simples: a comunicação visual é o que dá a cara do negócio e é capaz de resumir todos os atributos da marca num símbolo: o seu logotipo. É como se o logo fosse uma caixinha, dentro da qual o público coloca todas as experiências vividas com aquela empresa (tanto as positivas como as negativas). Essas experiências formam o que chamamos de imaginário (ou imagem) de marca, que se materializa justamente nesse elemento gráfico tão simples e também nos seus desdobramentos: a identidade visual.

Como usar o branding ao seu favor em restaurantes e lojas?

Certo, já sabemos o que é branding, mas como, afinal, podemos usá-lo a nosso favor? Bem, nós temos três dicas essenciais:

1- Encontre o seu diferencial.

Tenha sempre em mente que o mercado está cada vez mais competitivo e segmentado. Os nichos são cada vez menores e o grande desafio de lojas e restaurantes não é apenas conquistar, mas fidelizar seu público. Para isso, é importante ter um diferencial reconhecido, mas lembre-se: diferencial é aquilo que só você tem.

A melhor qualidade, o melhor sabor, os melhores preços… tudo isso será repetido pelos seus concorrentes e não será fator decisivo na escolha do público. Quer pensar num bom diferencial para a sua marca? Tenha em mente a experiência que vai proporcionar ao seu cliente e o seu perfil de público ideal.

2- Tangibilize o seu diferencial.

De nada adianta ter um diferencial, se ele não se materializar para o seu público. É importante que todas as suas decisões sejam tomadas tendo isso em mente e então aproveite toda oportunidade possível para reforçar o seu posicionamento:

Treine sua equipe. Que tal criar um padrão de atendimento só seu? Algo simples como uma frase exclusiva de boas-vindas já faz toda a diferença.

Crie textos e trabalhe o tom de voz (a linguagem verbal) da marca em suas embalagens, nas paredes, nas mesas, no cardápio ou em etiquetas de preço… todo ponto de contato com seu cliente é uma desculpa para deixar uma mensagem relevante.

Apresente-se de maneira memorável e não deixe que o aspecto visual da sua marca te sabote caso ele seja pouco convidativo ou não reflita o seu padrão de qualidade. Clientes são atraídos pelo que vêem e eles só te darão uma chance se te acharem interessante. Cuide da sua marca e dos elementos gráficos dela com atenção e garanta que estão alinhados com os interesses (e repertório) do seu público. O design gráfico e a arquitetura são elementos muito poderosos, principalmente para quem tem estabelecimentos físicos. Um bom exemplo disso é o projeto que desenvolvemos para a Healthy por Victoria Cintra, responsável por trazer o conceito “grab and go” de comida saudável para a cidade de Salvador.

Foto por Maria Paula Romano
Foto por Maria Paula Romano
Foto por Maria Paula Romano

 

3- Monitore seus resultados e construa relacionamentos

Marcas hoje são como pessoas. E assim como as celebridades, marcas têm uma reputação a zelar. É importante garantir que as pessoas estão falando bem de você, principalmente online. Então sempre monitore seus resultados no google, crie relacionamentos com seus clientes e não deixe de interagir com eles nas redes sociais. Isso é essencial.

 

Mas afinal, quais as vantagens do branding? O que eu ganho com isso?

Aqui nós não vamos te enganar. Os resultados mais substanciais de um projeto de branding se mostram de médio a longo prazo, mas são extremamente relevantes:

1- Maior engajamento do público e geração de publicidade orgânica:

Se você é relevante para o seu público, eles vão falar de você em suas redes sociais, vão te recomendar para os amigos e te gerar novos clientes, sem que você precise gastar um centavo com publicidade.

2- Atração de talentos e engajamento da equipe:

O investimento na sua marca não gera apenas novos clientes, mas profissionais capacitados, interessados em fazer parte do seu time e te ajudar a crescer. Se seus funcionários se identificam com o seu diferencial, com sua cultura corporativa, e querem fazer parte disso, eles terão um desempenho muito melhor.

3- Aumento do valor de marca:

Investir em uma marca aumenta o seu valor de marcado, de forma prática, mesmo. A confiança do público é um dos ativos mais valiosos que uma empresa pode ter hoje. Por isso uma marca com uma sólida base de “fãs” vale muito. Pense na starbucks ou no outback, por exemplo… Uma marca mais valiosa pode se tornar franquia com muito mais facilidade, pode ser vendida por um preço muito maior, pode se tornar um grupo de empreendimentos que compartilham de uma mesma filosofia e que tem o respaldo necessário para abrir novos negócios que já começam como grandes sucessos.

 

Qual o grande cuidado que se deve ter com a sua marca, para que o esforço valha a pena?

A resposta para essa pergunta é simples: Coerência é a palavra de ordem. Não minta para o seu público, não prometa o que não pode entregar e mantenha-se transparente. Mantenha-se fiel ao seu posicionamento.

Se você quer muito incorporar esse modelo de gestão na sua empresa, mas não sabe nem por onde começar, existem muitos profissionais especializados que podem te ajudar. Entre em contato conosco e vamos bater um papo.