Motora

Design de embalagem: uma mudança para vender 70% mais

Você acredita que uma mudança no design da embalagem de uma cerveja pode fazer com que ela venda 70% mais rápido?

Segundo dados do Sebrae, uma simples mudança no rótulo do seu produto pode aumentar suas vendas em até 40%. Os resultados são comprovados e nós te contamos o segredo por trás desse número: todo produto em loja física ou virtual tem poucos segundos para atrair a atenção do consumidor e ter sua compra considerada. Nessa missão, algumas estratégias são infalíveis: chamar a atenção para uma informação que seja importante para o cliente (ex: zero açúcar), para atributos relevantes do próprio produto (ex: matéria-prima orgânica) ou para uma causa apoiada (ex: embalagem a partir de matéria prima reciclada).

embalagem de leite ninho que reforça o uso de materiais recicláveis

Mas existe um segredo que vai além dessa estratégia e nos fez atingir um resultado ainda maior que esse apontado pelo SEBRAE em um dos nossos projetos. Um aumento de 70% nas vendas de um produto que já circulava no mercado.

Fomos convidadas pela cervejaria Perro Libre para criar uma ilustração para o projeto APL Cidades, que homenagearia 9 cidades brasileiras com rótulos comemorativos, vendidos exclusivamente naquelas cidades. Fomos escolhidas para desenvolver a proposta em homenagem a Salvador e a partir desse momento, nosso grande objetivo era representar a cidade e gerar uma identificação que só quem mora mesmo em Salvador poderia sentir. Fugir dos clichês turísticos e focar nos hábitos das pessoas.

O briefing da Perro nos dava liberdade criativa e isso nos permitiu ir além da criação de um design de embalagem apenas vendedor. Com a nossa metodologia focada em representar pessoas reais e diversas para gerar relacionamentos mais verdadeiros, pudemos de fato alcançar um resultado excepcional no aumento das vendas dessa lata, além de uma mídia orgânica poderosa. O projeto foi assunto na rádio e em diversos blogs especializados. Você consegue imaginar qual dessas foi assinada pela Motora?

série de rótulos do projeto APL cidades
coleção de cervejas apl cidades

Para quem não sabe, na cidade de Salvador, temos um monumento muito famoso: As Meninas do Brasil, da artista Eliana Kertész. São três mulheres gordas, uma negra, uma branca e uma indígena, cada uma tem seu corpo voltado para a direção do seu país de origem. A escultura que representa a mistura de raças do povo soteropolitano é popularmente conhecida como “As Gordinhas de Ondina” e, sem dúvidas, todos os moradores tem um carinho especial por elas, além de ser um ponto de referência para os moradores da cidade. 

foto das escultura as gordinhas de ondina

Escolhemos essas mulheres como protagonistas da nossa proposta e as levamos para tomar um sol, uma cervejinha e uma água de coco no Porto da Barra, confortáveis com seus corpos, tranquilas e felizes por estarem alí, pois esse é o clima da praia do Porto da Barra.

A técnica da ilustração nos permitiu contar essa história em um único frame. Quem viu entendeu, se identificou. Gerar identificação do seu público com o seu produto deve ser o maior desafio num projeto de embalagens, mas quando você alcança esse objetivo, o resultado não nos deixa mentir: A lata que desenvolvemos foi recorde de vendas na Vitrine da Cerveja, com um aumento de 70% nas vendas.

fotos da cerveja Perro Libre desenhada pela Motora

É possível alcançar esse efeito com qualquer outro produto, apenas aplicando a metodologia correta na hora de construir o design de uma embalagem. Aceita esse desafio? Entre em contato com a gente 😉