Motora

Identidade visual, marca ou logotipo?

Hoje vamos falar sobre a diferença entre marca, logotipo e identidade visual. Esses conceitos são muito fáceis de se confundir, mas são importantes de entender um pouco melhor antes de começar a desenvolver um projeto para sua empresa.

O que é marca?

Muitas vezes, utilizamos o termo “marca” no dia-a-dia para nos referirmos ao logotipo de uma empresa. A verdade é que, quando falamos de marca, estamos falando de algo muito mais amplo: uma marca é muito mais do que o seu símbolo. 

A silhueta da Coca-cola já faz parte do imaginário da marca.

É possível reconhecer uma havaiana mesmo sem o logotipo, uma garrafa da coca-cola só pela silhueta da garrafa e um cartão nubank só pela cor.

É por isso que, construir uma marca vai muito além do desenho, envolve um processo que vai lidar com dimensões para além do visual, como cultura corporativa, valores e tom de voz: o branding. 

Branding e marca: Qual é a diferença?

Logotipo: o rosto da sua marca

O logotipo, como você já deve ter imaginado, é o símbolo principal da marca. Ele é o rosto de uma organização e é nele que geralmente as pessoas pensam quando lembram de você. O logotipo pode ser composto por um símbolo + nome da marca, ou apenas o nome da marca.

Toda marca tem um símbolo a representa na memória do consumidor.

Claro que ter um bom símbolo já é um primeiro passo incrível. Mas isso, nem de longe é o bastante. Uma marca precisa de muito mais do que um único desenho para conseguir se expressar e se atualizar ao longo do tempo, sem que perca seu reconhecimento.

É por isso que na Motora nunca criamos apenas logotipos.

A havaianas tem uma identidade forte de cores, formas e símbolos que vão além do logo.

E a identidade visual?

Aqui na Motora, acreditamos na criação de identidades visuais completas, que incluem uma paleta de cor, seleção de uma fonte institucional e a criação de desdobramentos (como por exemplo ilustrações, estampas e estilos de layout). 

Dessa forma, você terá um universo de marca para explorar e criar uma comunicação atrativa, encantadora e multifacetada, sem perder sua própria identidade. Desse modo, você estará muito mais perto de ter uma marca, no sentido amplo, ao invés de apenas um desenho que identifique sua empresa.

Vamos recapitular utilizando como exemplo o Case do T10, feito por nós em 2021? 

  • Marca é tudo aquilo que o consumidor associa ao seu negócio.
  • Logotipo é o principal símbolo que você utiliza.
  • Identidade visual são todos os elementos gráficos da sua comunicação (paleta de cor, tipografia, ilustrações, estilo de layout…).

Entendeu a diferença entre os conceitos?

Mais do que usá-los da forma correta, distingui-los é importante para garantir exatamente qual o objetivo de cada projeto e o que você enxerga para o futuro do seu negócio.