O cliente
O Fundo Casa Socioambiental (antes Fundo Socioambiental CASA) é uma organização não governamental de atuação mundial. Trata-se de uma organização com mais de 15 anos de história, pioneira no debate socioambiental no Brasil. O Casa foi o primeiro fundo socioambiental brasileiro, criado em 1994 e vem ampliando as fronteiras da sua atuação desde então.
O desafio
Com tanto tempo de história, o Casa já havia mudado de nome duas vezes na tentativa de traduzir bem a sua atuação, sem que o foco do seu trabalho fosse confundido com organizações dedicadas a causa da moradia. Esse foi um dos pontos fundamentais do projeto. Aliada a esta questão, tínhamos ainda o desafio de criar uma marca madura e leve, capaz de transitar entre os ambiente das grandes fundações internacionais e dos pequenos grupos locais das comunidades apoiadas em seus projeto.
A solução
Após as dinâmicas de branding, o espirito de co-criação e colaboração presente na cultura corporativa e na forma de atuação do Casa ficou ainda mais claro. Notamos que a organização possui uma forma de atuação única, sendo um vetor entre as demandas de pequenas comunidades e os recursos de grandes fundações, sempre facilitando ao máximo esse processo de distribuição e acesso. O Fundo Casa é um lugar de acolhimento e um guia para os grupos que apoia. É graças a esse relacionamento, inclusive, que eles possuem, hoje, uma rede de impacto com uma capilaridade impressionante e mais de 1.700 projetos apoiados em toda a América Latina.
Identificado o seu diferencial, propusemos uma mudança na estrutura do nome da organização, de forma que ele ganhasse um novo significado, sem perder sua capacidade de reconhecimento e a reputação construída em seus mais de 15 anos. Fundo Socioambiental CASA (Centro de Apoio SocioAmbiental) tornou-se Fundo Casa Socioambiental. O reposicionamento sutil abre mão da sigla para interpretar Casa como um lugar de abrigo e afeto.
Para o discurso de marca, optamos por uma linguagem leve, convidativa e esperançosa. Buscamos nos distanciar do tom de urgência, tão comum no setor. Para o logotipo, simbolizamos a intersecção entre as duas esferas que a todo o tempo estão em equilíbrio dentro da organização: as demandas locais e o apoio internacional ou de grandes organizações que, sozinhas, jamais alcançariam as comunidades às quais a rede do Casa tem acesso.
Branding and visual identity: Motora
Strategic Direction: Juliana Argollo, Luize Araújo.
Strategy and writing: Juliana Argollo, Luize Araújo.
Art Direction: Juliana Argollo, Luize Araújo.
Designers: Juliana Argollo, Luize Araújo and Júlia Lago.