Desde 2016, a Motora realiza projetos de branding para fazer com que pequenas e médias empresas atinjam um novo patamar de crescimento.
Os negócios que chegam até nós, costumam ter dores em comum:
Não há um posicionamento ou personalidade claros;
Falta de consistência na aplicação da marca;
A comunicação não está se conectando bem com o público desejado;
O logotipo e identidade visual não passam o profissionalismo desejado;
A marca não acompanhou o crescimento da empresa;
Os concorrentes têm tomado a dianteira na corrida por atenção e reconhecimento (por mais que não tenham, necessariamente, o melhor produto ou o melhor atendimento)
Você também sente que tem um produto ou serviço muito bom, mas está com dificuldade de deixar isso claro para que o cliente se sinta seguro e feche negócio com você?
Nesse artigo, você vai conhecer as quatro etapas essenciais para um branding de sucesso, de acordo com a nossa metodologia autoral: Pétala.
Pétala: As 4 bases do branding
Pétala é a metodologia autoral da Motora. Ela é a solução ideal para pequenos e médios negócios que desejam crescer e tornar as suas marcas mais valiosas, por ser modular e respeitar o ritmo de crescimento de cada negócio.

Pétala de Posicionamento: onde tudo começa
O posicionamento é o alicerce estratégico de qualquer marca. Nessa Pétala, mergulhamos na estratégia e visão do negócio, analisamos o mercado, investigamos o comportamento do público e, com base nisso, definimos o propósito, os diferenciais e a mensagem central da marca.
Exemplo real: No projeto da Memoê, nossos clientes chegaram até nós com a ideia de posicionar a marca como uma empresa que levaria café nacional para a mesa dos brasileiros. No entanto, durante as pesquisas na etapa de Inteligência, mapeamos que boa parte dos concorrentes também tinham um discurso parecido e eles haviam chegado antes no mercado. Ou seja, com esse posicionamento, a Memoê tendia a ser “só mais uma marca de café”, sem um diferencial autêntico (o que acaba levando a maiores gastos em marketing para gerar vendas).
Essa descoberta nos levou ao insight que guiou todas as entregas da etapa de Estratégia: Para além do café, Memoê leva histórias incríveis para as pessoas. Provoca elas a desbravar o mundo, descobrir curiosidades e explorar os seus limites… “Memoê é o café que leva o mundo até você.” (esse se tornou o slogan da marca).

Pétala de Estrutura: organizar para crescer
Quando um negócio começa a se expandir, é normal que novos produtos, serviços e canais sejam criados ao longo dos anos. No entanto, isso pode fazer com que a comunicação e a oferta de soluções se tornem confusas.
A Pétala de Estrutura serve exatamente para dar clareza a esse cenário, por meio da Arquitetura de Marca e do Naming.
Exemplo real: Quando chegou até nós, a agência eixos se chamava EPBR e o nome estava gerando entraves ao seu crescimento. O público confundia a sua atividade, tinha dificuldade para decorar e falar corretamente a sigla , além de perceber a marca como fria, distante e tradicional. Esse contexto era o oposto do que os sócios desejavam para o negócio.

Na etapa de Naming, nós corrigimos esse ruído, mantendo a familiaridade da letra “E” no começo do novo nome e a pouca quantidade de letras na palavra. Já na etapa de Arquitetura de Marca, organizamos o portfólio de editorias e iniciativas, facilitando a compreensão do público e fortalecendo o vínculo com a marca mãe, o que potencializou o seu reconhecimento no setor.

Pétala de Expressão: vida, voz e cor
Com a estratégia definida, chega a hora de dar cara (e tom) à marca. Na Pétala de Expressão, desenvolvemos a identidade visual e verbal, garantindo que tudo que foi construído até aqui ganhe vida de maneira consistente e marcante.
Exemplo real: O projeto da Tensoflex mostra como essa etapa transforma a percepção de marca. A empresa, que trabalha com estruturas tensionadas, precisava de uma identidade mais sofisticada – capaz de traduzir os pilares de inovação, leveza e segurança – e foi exatamente isso que fizemos.
O logotipo foi pontualmente ajustado, para que a organização (com mais de 25 anos de história) não perdesse o seu reconhecimento. Uma nova identidade visual minimalista e refinada foi criada em paralelo a frases de impacto como “Ilumine o Futuro”, que expressam o DNA inovador da organização.

Pétala de Relacionamento: branding que gera conexão
Por fim, toda marca precisa criar vínculo, seja com o público ou com o time que está nos bastidores. A Pétala de Relacionamento foca exatamente em colocar o branding em prática, para gerar conexão de verdade.
Na etapa de experiência, mapeamos a jornada do cliente buscando pontos de encantamento; na etapa de cultura, traçamos um plano para potencializar o engajamento interno, transformando colaboradores em promotores da marca. Com a junção dessas duas abordagens, conseguimos construir uma marca que vive, pulsa e se conecta, de verdade.
Exemplo real: Com a Almalea Sorvetes, trabalhamos não só no Posicionamento e Expressão, mas implementamos a Pétala de Relacionamento com foco em gerar experiências marcantes na nova loja física.
Propusemos palitinhos de picolé decorados, casquinha de sorvete proprietária, “tábua de degustação” personalizada e até a inclusão de sorvete para pet… Esses últimos hoje, representam importantes elementos de reconhecimento da marca e dão vida ao slogan “saudável é ter poder de escolha”. Essas ideias foram incorporadas nas lojas e acolhidas com muito sucesso pelos clientes, que rapidamente se tornaram fãs da marca.

A Metodologia Pétala é flexível, modular e feita sob medida para pequenas e médias empresas que desejam dar um salto de crescimento. Cada uma das suas quatro Pétalas (e oito etapas) podem ser ativadas conforme a necessidade de cada negócio, na ordem que fizer mais sentido para cada cliente.
Então, se você quer ir além e entender qual pétala faz mais sentido para sua marca agora, é só entrar em contato e vamos te conectar com uma de nossas especialistas.
Vai ser um prazer cultivar essa jornada com você
Clique aqui e descubra qual Pétala é a mais adequada para o seu negócio.